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Retrô: Adventure da Atari

Themistocles Retrô 137 visualizações
adventure

 

 

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Nos idos anos de 1986, quando o videogame Atari 2600 (O inimigo que todos querem ter !!) era o sonho de consumo de 10 entre 10 meninos que gostavam de videogame, um dos games mais complexos que foi lançado no Brasil foi o “Adventure”. Foi criado pela Atari em 1979 e é considerado o primeiro jogo de ação-aventura. Também foi o primeiro jogo da história a ter um “easter egg”.

 

 

Seu criador, Warren Robinett, colocou este “easter egg” para provar que ele era o programador do jogo, pois nessa época era comum acontecer disputas da propriedade de um game. Com isso ele criou um costume que vem até os dias de hoje. Ele não colocou este código em todos os cartuchos, o que faz os cartuchos “marcados” muito valiosos para colecionadores.

Eu, na época com 16 anos, fui um afortunado proprietário de um Atari 2600. E na caixa do videogame o cartucho que vinha era o Adventure. Com isso foi inevitável que o jogo mais jogado por mim fosse justamente este.

Mais um detalhe que eu acho digno de nota: Os jogo Atari tinham no máximo 4 Kbyte de memória, um Megabyte tem 1024 Kbyte, um Gigabyte tem 1024 Megabyte. Então em um Pendrive com 1 Gigabyte de memoria caberiam 262.144 jogos do Atari. He he, todos os jogos do Atari reunidos em 1 Pen-drive. Em 1986 um cartucho do Atari custava em média R$ 100,00 convertidos no valor de hoje.

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Aventure foi também o primeiro a permitir que o personagem usasse um conjunto de itens, o que obrigava o jogador a escolher qual item usar em um determinado momento, normalmente através de um comando por tecla ou joystick.

Jogabilidade
O objetivo do jogador é simplesmente encontrar o cálice encantado e devolvê-lo ao castelo dourado. O personagem do jogador, representado por um quadrado, explora uma paisagem multi-tela que contém castelos, labirintos e várias habitações. Escondidos no cenário pode se encontrar espadas, chaves para destravar os castelos (dourado, negro e branco), uma ponte mágica que permite ao jogar atravessar paredes, e um imã cuja função é atrair estes objetos para o personagem.

Inimigos

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Existem três dragões no mundo do jogo:
Yorgle, o dragão amarelo: Libera a chave dourada.
Grundle, o dragão verde: Libera o imã, a ponte mágica, a chave negra e o cálice.
Rhindle, o dragão roxo: É o mais rápido dos dragões e também o mais agressivo. Libera a chave branca e o cálice.

Pode-se matar um dragão acertando-o com a espada. Se o interruptor de dificuldade do consoles estiver na posição “A”, o dragão fugirá assim que ver a espada.
Quando um dragão tocar o jogador, este ataca (permanecendo imóvel um instante com a boca aberta), e logo “ergue” o jogador e o engole, que permanece preso na barriga do dragão. Enquanto o dragão estiver com a boca aberta, não se pode matá-lo.

Um morcego negro corre a tela voando, em algumas ocasiões deixa cair objetos (incluindo dragões vivos ou mortos). O morcego pode roubar a espada do jogador e simultaneamente dar-lhe um dragão vivo para enfrentar. O jogador pode capturar o morcego e levá-lo consigo. O morcego continua voando um tempo depois da morte do jogador, e em algumas ocasiões ele pode pegar o dragão que comeu o jogador, dando um passeio pelo mundo de Adventure. O jogador pode capturar o morcego dentro de um castelo, especialmente com o castelo dourado que só tem um quarto, sendo assim o morcego voará em círculos sem abandonar o castelo. Se o jogador pegar algum objeto, o morcego mudará de direção para tentar roubar o novo objeto e deixá-lo no castelo. Se supõe que o nome deste morcego seja Knubberrub, mas isto não é confirmado no manual do jogo.
Modos de jogo

Existem três modos de jogo disponíveis pelo interruptor de seleção de jogo no console:
Jogo 1 é uma versão simplificada do jogo e nele não aparece o dragão roxo, nem o morcego, tampouco as catacumbas, o castelo branco, o labirinto e nem o castelo negro.
Jogo 2 é a versão completa, possuindo todas características descritas. Os lugares onde se encontram os objetos são sempre os mesmos e, devido a este fato, é mais fácil chegar ao ovo de páscoa.
Jogo 3 é como o jogo 2, mas com uma diferença. Os lugares onde os objetos aparecem são gerados aleatoriamente em cada jogo, deixando o jogo diferente todas as vezes que for jogado. Como resultado, o jogo pode ser mais fácil ou mais difícil de se resolver (algumas vezes é impossível de se resolver devido a um defeito na rotina para definir aleatoriamente a localização dos objetos, neste defeito, a chave amarela é colocada dentro do castelo dourado, sendo que para abrir e poder adentrar ao castelo necessita-se da chave, assim, a resolução do jogo se torna impossível nesta condição). Devido a condição aleatória dos objetos, é mais difícil capturar o morcego e localizar os objetos necessários para descobrir o “ovo de páscoa” (apesar da localização do “ponto cinza” ser sempre a mesma).
Quando o jogador é devorado por um dragão, não necessariamente deverá começar o jogo desde o início. Ao acionar o interruptor de Reset, o jogador é ressuscitado de volta ao castelo amarelo revivendo também qualquer dragão que já tenha sido morto. Quando voltar, os objetos permanecerão nos lugares que o jogador os havia deixado. Pode-se dizer que esta característica foi uma das primeiras tentativas de Continue empregado nos jogos eletrônicos, característica popular nos jogos da 4º geração de jogos eletrônicos. Acionar o interruptor de Game Select depois de morrer faz com que o jogo volte a tela de seleção, e assim, se pode iniciar um novo jogo.

Embora não tenha sido o primeiro jogo eletrônico de “quests”, Adventure foi o primeiro programado para isto em um console doméstico. Os cenários (castelos, labirintos, salas secretas e cavernas escuras), itens (chaves, espadas e tesouros), e monstros (morcegos, dragões) foram algo pioneiro no mundo dos jogos eletrônicos, e posteriormente pode-se encontrar estes recursos em jogos de sucesso como Haunted House, The Legend of Zelda e Final Fantasy. Ainda que significativamente simples e pequeno em comparação com estes outros jogos, Adventure é em algumas ocasiões descrito como “precursor espiritual”.

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Sobre: Themistocles

Programador, Gamer, Leitor.

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