Já Curtiu?

Curta Também!

Parceiros

Energia gasta pelo Xbox One representa 10% na Média anual do brasileiro

Raul Bueno Dicas, Notícias, X - One 31 visualizações

É comum racionalizar o custo total de um videogame somando o preço do aparelho ao dos jogos. Mas as pessoas esquecem que o consumo elétrico dos consoles pode ter um impacto grande nas contas de luz.

De acordo com um estudo publicado em 2014 pelo NRDC (Natural Resources Defense Council), o Xbox One é o campeão em consumo: em média, o aparelho precisa de 233 kWh ao longo de um ano de uso. O PlayStation 4 gasta 30% a menos, e o número chega a ser mais de seis vezes maior que o do Wii U.

“Esse número representa cerca de 10% do consumo anual da família média brasileira”, explica o Prof. José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP. “Videogames consomem muito porque ficam ligados o tempo inteiro”.

O mais recente relatório da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), de dezembro de 2014, afirma que uma família brasileira consome em média 2.004 kWh por ano.

Em São Paulo, consumir 233 kWh significa gastar cerca de R$ 110 apenas com o Xbox One na conta de luz. No Pará, um dos estados com as tarifas energéticas residenciais mais caras do país, o preço pode chegar a R$ 129.

A média de 233 kWh presume que 30% dos usuários do Xbox One utilizam o aparelho para acompanhar sua programação de TV. Sem o uso dessa função, o consumo anual do console cai para 210 kWh. Mas o fã que utiliza a função diariamente pode gastar até 289 kWh com o sistema.

Em seu estudo, o NRDC descobriu que o usuário médio dos consoles da atual geração gasta mais eletricidade com seus consoles em stand-by ou usando-os para assistir a filmes e séries do que jogando.

A metodologia da pesquisa considerou que os consoles ficam ligados à tomada praticamente o dia inteiro. As médias de uso, obtidas através do comportamento do usuário americano, marcam 18,98 horas no modo stand-by, 1,45 hora de jogo, 1,24

“Uma dica importante para reduzir os gastos com videogames é não deixá-los no modo stand-by, mas sim desligá-los de verdade”, sugere o Prof. Goldemberg.

Para streaming de vídeo e músicas, aponta o estudo do NRDC, aparelhos dedicados como o Chromecast e o Apple TV chegam a ser alternativas de 30 a 45 vezes mais eficientes do que o PS4 e o Xbox One.

A exceção para todos esses problemas é o Wii U, que apesar de seu controle em formato de tablet, consome energia de maneira bastante eficiente. Seu impacto na conta de luz é comparável ao do antigo PlayStation 2.

Fonte: UOL Jogos

Tags

Sobre: Raul Bueno

Tenho uma vida bem normal, trabalho no período do dia como expedidor, e nas horas vagas gosto de games, e gosto também de me manter sempre atualizado quando o assunto é tecnologia.

Você também pode gostar de...

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE