Pokémon Go tinha previsão de estreia no Japão nesta quarta-feira (20), mas o lançamento foi adiado supostamente por causa de um e-mail vazado.

Conforme foi revelado ontem, o lançamento japonês aconteceria hoje, 20 de julho, e apresentaria os primeiros ginásios patrocinados do jogo — na forma de três mil restaurantes da rede McDonald’s.

Entretanto, um e-mail interno do McDonald’s que vazou — justamente a mensagem que gerou os rumores da data de estreia do game no Japão — é a razão pela qual o lançamento não irá acontecer como o planejado.

Leia mais: Jogamos Pokémon Go (e não queremos mais parar)

De acordo com o site Tech Crunch (que publicou originalmente o tal e-mail), a notícia do possível lançamento fez gerar tamanho interesse no jogo que a Niantic concluiu que a nova onda de possíveis jogadores “quebraria” os servidores.

A história parece plausível — John Hanke, o CEO da Niantic, já havia expressado preocupação de que os servidores japoneses de Pokémon Go não seriam poderosos o bastante para sustentar a demanda.

De acordo com a tradução do Tech Crunch, o site Nikkei está divulgando que o lançamento no Japão vai acontecer amanhã, 21 de julho, apesar de não ter havido nenhuma confirmação oficial.

Pokémon Go tem sofrido com problemas de servidores desde seu lançamento há duas semanas — o que não é uma surpresa, considerando que o game já ultrapassou a marca de 30 milhões de downloads.

Enquanto isso, continuamos a aguardar o lançamento de Pokémon Go no Brasil.