Já Curtiu?

Curta Também!

Parceiros

Sony está banindo jogos e contas fantasmas do PS4

Rafael A. Santos Notícias, PS4 41 visualizações
PS4

O Update 2.50 trouxe diversos novos recursos ao PlayStation 4, entre eles a possibilidade de excluir troféus com 0% de conquista, suspender/resumir tarefas, fazer backup do console em dispositivos externos UBS, etc.

Contudo, outra novidade que não havia sido revelada e foi na verdade “sentida” por muitos jogadores é o banimento de jogos e contas fantasmas. Após diversas mensagens, e-mails, reclamações e alguns desencontros, resolvemos pesquisar sobre o tema e confirmamos: A Sony está banindo as contas fantasmas do PS4.

Portanto, se você possui um jogo ou conta no seu PS4 que seja fantasma, saiba que cedo ou tarde você será afetado pelas novas políticas.

Para aqueles que não sabem, vamos a uma pequena explicação:

Os jogos comprados em formato digital podem ser baixados em outros consoles. Esta possibilidade existe pois, acredite ou não, algumas pessoas podem ter mais de um PS4 na mesma casa ou em locais diferentes. Dessa forma, a Sony permite que o jogo possa ser utilizado em outro console além do principal, nada mais justo.

Além disso, pode ser que seja necessário trocar o aparelho, conta, etc. Por exemplo: Você vendeu seu console para um amigo, mas após algum tempo decidiu comprar um novo. Você pode utilizar a mesma conta de antes e baixar os jogos que você já havia comprado. Ou talvez seu video game possa ter algum tipo de problema e foi necessário trocá-lo…enfim. São diversos os cenários.

Contudo, utilizando-se desta possibilidade, muitas “lojas” e pessoas aproveitam para vender, de forma ilegal, contas que permitem fazer o download dos jogos. Esta possibilidade de compartilhamento acabou por criar um comércio paralelo de jogos. Você certamente já viu lojas vendendo jogos digitais, informando que são jogos originais….será mesmo?

É fácil encontrar em sites como Mercado Livre pessoas vendendo jogos digitais por preços altamente atrativos. Contudo, não se engane, isto é uma utilização ilegal desse sistema de compartilhamento, uma pirataria disfarçada.

Funciona da seguinte maneira:

A loja/pessoa compra o jogo através da PSN e paga o valor completo. A partir disso, entram no esquema as contas primárias, secundárias e fantasmas.

Sony

 

Contas Fantasmas

É o primeiro a realizar o download do jogo. O usuário “compra” o acesso da conta e recebe seus dados de acesso, realiza o login e faz o download. Após isso, o game é desvinculado da conta e não é mais possível acessar esta conta.

O jogador pode: Jogar em qualquer outra conta, conquistar troféus e jogar multiplayer mas, não é possível realizar um novo download. Caso o PS4 seja formatado, jogo excluído ou qualquer outra coisa que seja necessário fazer o download, não será mais possível.

Contas Primárias (Original)

Geralmente faz o download após o “fantasma” terminar. Pode jogar em qualquer conta, ganhar todos os troféus, jogar os modos multiplayer e refazer o download quantas vezes quiser. É uma conta original.

Contas Secundárias

Geralmente realiza o download após o “fantasma” terminar. Só pode jogar o jogo na conta em que foi baixado, pode jogar o multiplayer e refazer o download quantas vezes quiser contudo, não pode ganhar troféus na conta principal e é necessário acesso à internet para validação da licença.

O esquema funciona (ou pelo menos funcionava) da seguinte forma:

  1. O usuário paga e recebe os dados de acesso de uma conta qualquer;
  2. Realiza o login e faz o download;
  3. Após isso, o jogo é desvinculado;
  4. A “loja” vende novamente o acesso a outra pessoa que realiza o mesmo processo.

Neste esquema, estas lojas vendem o acesso para várias pessoas e obtém um lucro exponencial sobre um único jogo. Explorando, de forma antiética, o sistema de compartilhamentos.

Mas, como exposto no início, a farra está com os dias contados. Após o Update 2.50 a Sony está banindo e bloqueando os jogos em contas fantasmas. A iniciativa tem o objetivo de parar com avenda ilegal de jogos.

Muitos jogadores tem entrado em contato conosco questionando o que fazer nestes casos e quais medidas tomar. Nossa resposta para todos eles é a mesma: Não há o que ser feito.

Infelizmente muitas pessoas vão ficar realmente no prejuízo. Uma vez que não é possível realizar um novo download do game, o dinheiro investido foi todo perdido. Não é possível sequer reclamar, uma vez que estes “estabelecimentos” vendem os jogos de maneira ilegal, provavelmente não são legalizadas perante aos órgãos competentes.

O único meio legal e seguro para se comprar jogos digitais é através da PlayStation Network. Se o preço é acessível, caro, justo ou qualquer outra coisa, não entra no mérito desta questão.

Ressaltando ainda que este artigo não tem o objetivo de discutir a moralidade ou ética da prática. Todos temos nossas convicções e, de acordo com nossa constituição, temos o livre arbítrio para fazer escolhas contudo, tudo tem uma consequência.

Se você compartilhava os games utilizando os métodos acima, repasse a notícia e deixe seu comentário!

 

Fonte: MeuPS4

Sobre: Rafael A. Santos

Técnico de informática, com conhecimentos em algumas linguagens de programação, banco de dados e web. Trabalha na Programadores S/A. Apaixonado por videogames e viciado em humor e piadas sem graça. Um cara extrovertido que não fez nada de importante na vida ainda :D

Você também pode gostar de...

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE